A coruja, na mitologia africana, simboliza a Mãe, a chamada Ya(mãe) Mi(minha) ou seja minha mãe.
Seu poder é renovador em todos os sentidos e qualifica a geração vindoura.
Oxorongá, representa o som emitido por
certa espécie de coruja
Seus poderes não se limitam apenas em representações de corujas mas de vários outros pássaros.
Quem nunca ouviu a frase “mãe coruja” ou “vó coruja” são aquelas mães, avós, tias, que só tem olhos para aquela criança, dedicando horas de cuidados e mimos.
A mãe esta em todos os sentidos , na proteção de sua cria , no amor a seus filhos é assim que Osoronga se manifesta.
O mal esta no coração das pessoas, na ignorância, no grito de violência e agressão de um para com o outro e não no grito da coruja.
É dito que Yami é a dona do pássaro, que habita uma cabaça, seu okutá(pedra sagrada) é colocado dentro de uma cabaça, observa se que algumas cabaças tem o formato de um útero humano, ai vem a idéia do pássaro que está dentro da cabaça(útero)
2 comentários:
Concordo com as suas palavras quando se refere que o mal vem das pessoas e de seus atos... infelizmente as pessoas veem essas entidades como um poder negativo. Para mim sao a força do poder feminino representado na terra. Somos nòs responsàaveis pelos pedidos que fazemos a elas. Eu agradeço e, se um dia for possivel, gostaria de cultuà-las com toda a minha devoçao de mulher.mae e filha.Elas merecem a minha gratidao e todo o meu respeito.
Querida Elaine
Yiami consul visa justamente criar mecanismos de preservação do culto fora do território Africano. Muito Obrigado pela visita e continue conosco.
Postar um comentário