segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Iyami Osorongá


Iyami Osorongá quem estiver sentado deve se levantar, quem estiver de pé fará uma reverência pois êsse é o respeito a grande mãe dos homens , a quem se deve respeito completo. Pássaro Osorongá emite um som onomatopáico de onde provém seu nome. É yami dona da barriga e não há quem resista aos seus feitiços fatais, sobretudo quando ela executa o Ojiji, o feitiço mais terrível. Com Iyami todo respeito, ela exige o máximo. Iyami Osorongá, Feiticeira que é um pássaro.


Eleiye voa espalmada(com as asas totalmente aberta) de um lado para o outro da cidade, emitindo um eco que rasga o silêncio da noite e enche de pavor os que a ouvem ou vêem. Todas as precauções são tomadas. Se não se sabe como aplacar sua fúria ou conduzí-la dentro do que se quer, a única coisa a se fazer é afugentá-la ou esconjurá-la, ao Fo, fo, fo (voe, voe, voe). Em caso contrário, tem-se que agradá-la, porque sua fúria é fatal. Se é num momento em que se está voando, totalmente espalmada, ou após o seu eco aterrorizador, dizemos respeitosamente A fo fagun wo’lu ( [saúdo] a que voa espalmada dentro da cidade)


Pousar em qualquer ponto alto ou numa de suas árvores prediletas, dizemos, para agradá-la Atioro bale sege sege ([saúdo] Atioro que pousa elegantemente) e assim uma série de procedimentos diante de um dos donos do firmamento à noite. Mesmo agradando-a não se pode descuidar, porque ela é fatal, mesmo em se lhe felicitando temos que nos precaver. Se nos referimos a ela ou falamos em seu nome durante o dia, até antes do sol se pôr, fazemos um X no chão, com o dedo indicador, atitude tomada diante de tudo que representa perigo. Se durante à noite corremos a mão espalmada, à altura da cabeça, de um lado para o outro, afim de evitar que ela pouse, o que significará a morte.


Nenhum comentário: